
Bolsa Social (Copy)
Se está a passar por uma fase complicada na sua vida, a Bolsa Social da Cozinha com Alma pode ser a solução ideal para si.
Se está a passar por uma fase complicada na sua vida, a Bolsa Social da Cozinha com Alma pode ser a solução ideal para si.
A Bolsa Social da Cozinha com Alma permite o acesso a refeições de qualidade a um preço simbólico e a um plano integrado de capacitação e acompanhamento. Pretende ser uma resposta integrada para apoiar famílias em situação vulnerável.
APOIO ALIMENTAR
Ao ser seleccionada para integrar um dos programas de apoio da Bolsa Social, cada família tem acesso um cartão de cliente pré-pago, pessoal e intransmissível, que terá de carregar e utilizar para comprar as suas refeições na nossa loja.
O valor pago por cada refeição varia conforme o escalão atribuído, podendo pagar entre 10% (escalão 1), 20% (escalão 2) ou 30% (escalão 3) do valor pago pelo cliente público geral.
O plafond de consumo de cada família é calculado conforme a seu rendimento per capita, considerando que cada elemento da família tem acesso a 1 refeição completa por dia – sopa e prato – e uma sobremesa por semana.
A Bolsa Social da Cozinha com Alma integra dois programas distintos:
Programa Capacitar
O Programa Capacitar apoia pessoas em idade activa que estejam a passar por dificuldades financeiras temporárias. As famílias têm acesso a uma refeição completa por dia a um preço simbólico, para cada elemento do agregado familiar, e a um plano de capacitação - nas áreas da gestão do orçamento familiar, procura de emprego e valorização pessoal - que tem como objectivo de disponibilizar as ferramentas e desenvolver as competências que as ajudem a ultrapassar a situação em que se encontram.
Como funciona o plano de capacitação?
Em parceria com entidades, instituições e profissionais freelance são dinamizados workshops, sessões de mentoria e sessões de coaching nas seguintes principais áreas:
Valorização Pessoal
Gestão do Orçamento familiar
Procura de Emprego
Qual a duração do apoio?
A Bolsa Social da Cozinha com Alma tem a duração de 6 meses, podendo ser renovada até ao máximo de 24 meses.
Quem pode beneficiar?
São muitas as famílias que actualmente passam por graves situações financeiras, sem ter qualquer tipo de apoio social. Através da Bolsa Social, as famílias têm a oportunidade de aumentar os seus níveis de poupança e de adquirir e desenvolver competências, criando-se assim as condições necessárias para reestruturarem e reorganizarem a sua vida.
Qualquer pessoa ou família que esteja a viver um período de dificuldades financeiras temporárias poderá beneficiar da Bolsa Social. A Cozinha com Alma dá prioridade às famílias que cumpram os seguintes critérios:
Ter menores a cargo;
Estar em idade activa;
Residir ou trabalhar na União de freguesias de Cascais e Estoril (critério da proximidade);
Ter motivação e perfil para aderir e garantir a participação no projecto;
Não estar em situação de apoio social (e.g. Banco Alimentar, Bolsa Alimentar, outro).
Programa Acompanhar
O Programa Acompanhar apoia pessoas idosas em situação de carência económica ou incapacidade. Os beneficiários têm acesso a uma refeição completa por dia a um preço simbólico, para cada elemento do agregado familiar, e a um plano de acompanhamento individualizado, que tem como objectivo combater o isolamento e promover uma vida activa e integrada.
Como funciona o plano de acompanhamento?
Em parceria com entidades, instituições e profissionais freelance são dinamizados workshops e sessões de acompanhamento individual nas seguintes principais áreas:
Valorização Pessoal
Gestão do Orçamento familiar
Participação social e bem-estar
Qual a duração do apoio?
Período de apoio sem limite de renovação, sendo a situação reavaliada anualmente.
Quem pode beneficiar?
Qualquer pessoa ou família que esteja a viver um período de dificuldades financeiras temporárias poderá beneficiar do Programa Acompanhar da Bolsa Social. A Cozinha com Alma dá prioridade às famílias que cumpram os seguintes critérios:
Pessoas com mais de 65 anos ou incapacidade comprovada;
Autonomia para a deslocação até à loja;
Que residam na União de freguesias de Cascais e Estoril (critério da proximidade);
Com motivação e perfil para aderir e garantir a participação no projecto;
Que não estejam em situação de apoio social (e.g. Banco Alimentar, Bolsa Alimentar, outros).
Processo de candidatura:
Para ter acesso à Bolsa Social é necessário passar por um processo de candidatura e selecção, realizado em parceria com a Comissão Social da Junta de Freguesia local.
O processo de candidatura à Bolsa Social é muito simples. Basta seguir os passos abaixo.